segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Grevistas bloqueiam entrada do Detran/AL no Pontal da Barra

Data: 11/Agosto/2008
Por: http://www.alagoasagora.com.br
Link: http://www.alagoasagora.com.br/conteudo/?secao=Not%EDcias&vCod=36180

Grevistas do Detran querem que órgão passe a ser administrado pela Secretaria de Defesa Social

Os servidores do Detran/AL, em greve há mais de 30 dias, realizam novo ato de protesto nesta segunda-feira, 11. Neste momento, eles estão concentrados na entrada do órgão, no Pontal da Barra, bloqueando a passagem. A entrada está sendo permitida apenas aos grevistas e ás pessoas que necessitam ir à Delegacia de Roubos e Furtos de veículos e Cargas, e para o juizado especial que funciona no local.

De acordo com o presidente do Sindicato do Detran/AL, Abílio Gomes esse movimento é para sensibilizar o governador Teotônio Vilela Filho (PSDB) a retomar as negociações com a categoria. “Desistimos do reajuste salarial, para negociarmos mais adiante. Agora nós queremos que o governo mude a atual diretoria do órgão, realize a transferência da sede do departamento, e que a Secretaria de Defesa Social assuma o Detran, uma vez que o órgão já é integrado a pasta”, assegurou o líder sindical.

Outro lado

Em entrevista coletiva à imprensa na semana passada, o diretor-presidente do Detran-AL, Élcio Tenório, convocou a imprensa para rebater acusações divulgadas pelo sindicato dos servidores da casa. Ele rechaçou a proposta do sindicato (37%), e reforçou a contra-proposta do governo que é de 9,11%. Durante a entrevista coletiva relembrou ainda que os servidores do Detran-AL receberam reajuste de 28%, em julho de 2007, sendo a única categoria a receber dois aumentos substanciais em anos seguidos.

Como outras medidas, a diretoria do Detran-AL anunciou a instauração de auditoria para investigar as acusações de desvios ou acumulação ilícita de recursos. A respeito da acusação de reserva indevida de R$ 5 milhões, o diretor do Detran-AL rebateu, afirmando que o valor citado corresponde a um montante destinado para a construção da sede permanente do órgão, com local ainda preservado em sigilo devido a especulações imobiliárias que podem prejudicar o andamento das negociações.

Além do reajuste, a diretoria apresentou um percentual de 6,41%, proposto para janeiro de 2009, que visa corrigir distorções ocorridas anteriormente. Segundo Élcio Tenório, foi também apresentado um percentual de 12% de divisão de um possível superávit no qual o Detran-AL poderia dividir entre os servidores.

Os cerca de 30 dias de paralisa

ção do Detran-AL resultaram até o momento em um prejuízo de mais de R$ 2,5 milhões na arre

cadação do órgão, segundo Élcio Tenório. Ele advertiu que o corte de ponto será estabelecido caso os servidores não retomem suas atividades imediatamente. “Convidamos o servidor a retomar suas funções e, ao retornar, continuam

os com a negociação aberta e franca”, disse.

Caso os servidores não retornem aos trabalhos e assegurem pelo menos os 30% obrigatórios previstos em lei para serviços essenciais, a diretoria do órgão anunciou um plano de emergência que prevê contratações emergenciais para restabelecimento do atendimento ao cidadão. “Após um levantamento que estamos fazendo, vamos analisar o número de vagas que vamos contratar e o impacto financeiro. Pretendemos agilizar este processo até a próxima semana”, advertiu.

Nenhum comentário: