quinta-feira, 26 de março de 2009

Servidores do Detran entregam dossiê com 300 páginas de denúncias à PF

Data: 20/Março/2009
Por: http://www.alagoas24horas.com.br/
Link: http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/?vEditoria=Macei%F3&vCod=63126

Abílio Gomes entrega dossiê a Pinto de Luna

Enrolado em um laço de fita vermelha, um dossiê de mais de 300 páginas, dividido em dois volumes e intitulado de ‘Assembleinha’ foi entregue na tarde desta sexta-feira, 20, por representantes do Sindicato dos Servidores do Detran (SINSDAL) ao superintendente da Polícia Federal em Alagoas, José Pinto de Luna.

Segundo os sindicalistas, que estavam acompanhados por Jorge Venerando, integrante do MSCC, o dossiê que foi elaborado pela Corregedoria do Detran, tem poder de fogo e promete ser um ‘presente’ indigesto para a direção da autarquia. Entre as denúncias e os 280 processos listados – referentes aos anos de 2007 e 2008, estão pagamentos a empresas fantasmas, abastecimentos de veículos particulares bancados pela autarquia e superfaturamento.

O servidor Roberto Pereira Martins, da Comissão Permanente de Negociação, disse que o Sindicato resolveu levar o dossiê ao conhecimento das autoridades após mais de três meses de espera para que o diretor-presidente do Detran encaminhasse às denúncias aos órgãos responsáveis, como Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público, e realizasse a auditoria sugerida pelos funcionários que integram a Corregedoria.

“O presidente do Detran se irritava quando cobrávamos a apuração, e chegou a dizer na imprensa que o documento não existia, por isso resolvemos trazê-lo a público”, explicou, acrescentando que, no momento da entrega do documento, a comissão sugeriu a suspensão do pagamento de cerca de R$ 600 mil em processos.

“Não sabemos se os encaminhamentos foram acatados ou engavetados, mas o fato é que comissão estima que os desvios nos últimos dois anos no Detran cheguem a mais de R$ 10 milhões”, acrescentou Abílio Gomes, presidente do Sindicato.

Segundo os sindicalistas, o dossiê foi entregue a diretoria do Detran durante uma reunião, no dia 5 de dezembro do ano passado. “O diretor-presidente do Detran, Antônio Sapucaia e o diretor-adjunto, coronel José Edmilson, são culpados, no mínimo, por omissão”, finalizou Roberto.

Os servidores entregarão cópias do dossiê a Secretaria de Defesa Social, ao Ministério Público Estadual e ao Tribunal de Contas de Alagoas.

Caos no interior

Pinto de Luna disse que o dossiê será encaminhado para a Corregedoria da PF em Alagoas, que irá avaliar se existem indícios de crimes federais nas denúncias. O superintendente também irá solicitar um encontro com Sapucaia. Na pauta, além do conteúdo do dossiê está uma questão considerada gravíssima por Luna: a situação dos veículos no interior do Estado.

“Falo pelo que vi: o interior está um caos. É enorme o número de veículos abordados que estão com mandados de busca e apreensão e com cartas vencidas. Em alguns locais, como São José da Laje e Estrela de Alagoas não tínhamos ninguém sequer para lavrar uma multa”, desabafou.

Desconhecimento

Por meio de sua assessoria de Imprensa, o presidente do Detran disse que não tinha conhecimento do conteúdo do dossiê e que só poderia se manifestar após saber o teor das denúncias.

Ele disse ainda que as irregularidades encontradas na autarquia estão sendo apuradas normalmente, por meio de sindicâncias.

Nenhum comentário: